'O Tigre matou Taques com um golpe pelas costas 0 25/01/1660 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1656
1657
1658
1659
1660
1661
1662
1663
1664
Registros (58)Cidades (14)Pessoas (32)Temas (36)


O Tigre matou Taques com um golpe pelas costas
    25 de janeiro de 1660, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Um ano depois, no mesmo local, Tigre matou Taques com um golpe pelas costas. Esse dia selou o início da guerra civil que duraria três décadas e só acabaria no aniversário de 106 anos da vila, em 25 de janeiro de 1660, com a assinatura de um acordo de paz. [1]

O capitão Guilherme Pompeu de Almeida que após o assassinato do pai (PedroTaques) em São Paulo (durante luta entre as famílias paulistanas Pires e Camargo) fixa-se emterras herdadas do mesmo, formando nestas a fazenda Ibituruna.

Detalhe mostrando que as terras com maiores influência da Espanha iniciavam logo após o rioPinheiros:

“Juntamente com Guilherme Pompeu de Almeida, mudaram-se para a fazenda um grande número de amigos, escravos (índios) e parentes deste, fazendo com que houvesse um adensamento populacional na área onde inicialmente só encontrávamos referências ao garimpo de “ouro de lavagem”.

Personagens como Rodrigues Penteado, Fernão Paes de Barros e outros homens detentores de grandes posses que buscavam se estabelecer em território de Santana de Parnaíba. Tal referência se faz necessária porque dentre estes homens encontravam-se o fundador de São Roque (Pedro Vaz de Barros) e Francisco Rodrigues Penteado.

Entre 1648 e 1650, o capitão Guilherme Pompeu de Almeida adquirindo novas terras nas proximidades do local onde vivia, constituiu outra fazenda denominando-a Araçariguama”. “São Roque foi fundada em meados do século XVII, provavelmente no ano de 1657, embora não haja documentação precisa sobre esta data. Sua história começou na fazenda do bandeirante, Cap. Pedro Vaz de Barros, ou Vaz Guaçu - “O Grande” - como era chamado pelos índios. [2]

Guilherme Pompeu de Almeida. Foi muito rico de bens e de consideração publica. Residindo no território da villa de Parnahyba, alli sérvio o cargo de capitão-mór, por El-Rei D, Pedro 11, sendo ainda regente. Mereceu a honra de receber cartas dos Reis D. João IV, D. AfFonso VI c D. Pedro II. Fundou no território daqucUa villa, em Vuturuna, a capella de Nossa Senhora da Conceição; dotando-a, além de grande património, com ornamentos ricos e as precisas alfaias : — essa capella já não oflferece quasi (*) Ainda então nâo estava descoberto o Maranhão; e, pois, não havia senão o Estado do BraziL — 397 — vestígios do que foi. Deixou á sua descendência o encargo da administração da capella; e instituio duas missas por sua alma, em cada mez. Seria primeiro administrador seu filho mais velho, o reverendo Guilherme Pompeu de x41meida; e, por morte deste, seu genro António de Godoy Moreira, De seu casamento com D. Maria de Lima Pedroso, filha de João Pedroso de Moraes e de sua mulher D. Maria de Lima, teve apenas três filhos : o dito reverendo Guilherme Pompeu de Almeida (*), D. Maria de Lima e Moraes, e D. Anna de Lima e Moraes. Esta ultima, casada com António de Godoy Moreira, foi a que deixou descendência. (**) [3]






  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.