'Neste estado se achavão as Minas de ouro de S.Paulo ate o tempo da glorioza e feliz acclamação o Sr. Rey D. João o 4o. a quem os camaristas de S. Paulo mandarão render a sua reverente, e humilde obediencia, pelo dous enviados desta honrosa conducta Luiz da Costa Cabral, e Belchior da Borba Gato, que conseguirão aventura de beijar a Real Mão do seo Principe Soberano 0 24/09/1643 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1639
1640
1641
1642
1643
1644
1645
1646
1647
Registros (42)Cidades (0)Pessoas (32)Temas (23)


Neste estado se achavão as Minas de ouro de S.Paulo ate o tempo da glorioza e feliz acclamação o Sr. Rey D. João o 4o. a quem os camaristas de S. Paulo mandarão render a sua reverente, e humilde obediencia, pelo dous enviados desta honrosa conducta Luiz da Costa Cabral, e Belchior da Borba Gato, que conseguirão aventura de beijar a Real Mão do seo Principe Soberano
    24 de setembro de 1643, quinta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Segundo Pedro Taques, em Informações sobre as Minas de São Paulo, publicadas primeira vez na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, tomo64 (vol.103) parte 1, pág. 15, e também na edição de 1954, feita pela LivrariaMartins Editora, à pág. 40:" Neste estado se achavão as Minas de ouro de S.Paulo ate o tempo da gloriozae feliz acclamação o Sr. Rey D. João o 4o. a quem os camaristas de S. Paulomandarão render a sua reverente, e humilde obediencia, pelo dous enviadosdesta honrosa conducta Luiz da Costa Cabral, e Belchior da Borba Gato, queconseguirão aventura de beijar a Real Mão do seo Principe Soberano, e natural Senhor, a quem os Camaristas declarão, que os certoens da Capitania de S.Paulo erao ricos de haveres encobertos eficavao dispostos os Vassallos Paulistas a penetrarem-os para os descobrimentos de ouro, e prata, porque esperavam, que S. Magestade tivesse nesta America outro Potocci, como a Coroa deCastella; (....)"Em ambos os casos, a referencia citada por Taques é “Cam. Liv. de Reg. Nº 2, ttº1642 pág 14” onde estava a carta do rei datada de Évora, 24 de setembro de1643, mencionando Belchior de Borba Gato (e não Baltasar como outras publicações posteriores o fazem). Não encontrei no Registro Geral da Câmara osdocumentos de 1640 a 1646, embora em volumes mais à frente existam algunsdocumentos desta época.Por uma questão de cronologia consideramos que foi Belchior de Borba Gato (enão seu filho Baltasar conforme escreveu Azevedo Marques) quem acompanhouLuís Costa Cabral por volta de 1641 para representar o povo paulista junto aorei.






  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.