"(...)por elle [Pascoal Fernandes] estar e residir na dita Fortaleza de S. Fellipe com sua mulher e filhos, sem haver outro morador nem povador da dita ilha, senam elle dito supplicante..." 0 01/06/1562
"(...)por elle [Pascoal Fernandes] estar e residir na dita Fortaleza de S. Fellipe com sua mulher e filhos, sem haver outro morador nem povador da dita ilha, senam elle dito supplicante..."
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Nomeado Pascoal Fernandes como Condestável das Fortalezas, em 1557, estabeleceu-se no Forte São Felipe. Contudo, nem isso encorajou um maior povoamento da Ilha Santo-amarense, tal o medo de novas investidas dos indígenas inimigos. Leia-se o que está documentado num trecho da Carta de Sesmaria em favor do Condestável, de 1º de Junho de 1562, passada pelo Capitão-mor Antonio [Roriz] Rodrigues de Almeida:"(...)por elle [Pascoal Fernandes] estar e residir na dita Fortaleza de S. Fellipe com sua mulher e filhos, sem haver outro morador nem povador da dita ilha, senam elle dito supplicante..."
Duas vezes a morte hei sofrido. Pois morre o pai com o filho morto. Para tamanha dor, não há conforto. Diliu-se em prantos o coração partido. Para que ninguém ouça o meu gemido, encerro-me na sombra do meu horto. Entregue ao pranto ao sofrer absurdo. Querendo ver se vejo o bem perdido! Brota a saudade onde a esperança finda. Sinto na alma ecoar dores de sinos! Só a resignação me resta ainda.
Morte segundo filho Data: Fonte: “Adeus meu menino”, a "Tears In Heaven" imperial