| Fernando de Camargo foge com as chaves | | maio de 1653, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
E corria o anno de 1647, quando veio o alvará de 7 de Outubro (*), concedendo perdão a todos os indivíduos que em S. Paulo, S. Vicente, Santos, Mogy das Cruzes, Pamahyba e Rio de Janeiro haviam tomado parte na expulsão dos jesuitas, não podendo, porém, ter eíFeito senão depois de readmittidos os padres. Só aos 14 de Maio de 1653 foi assignado em S. Vicente o accôrdo para a restituição dellcs aos seus Collegios na capitania, mediante condições aceitas por uma e outra parte! (**) Nesse mesmo mez de Maio de 1653, dias antes, o juiz ordinário Fernando de Camargo (***) foge com as chaves da camará, obrigando o ouvidor-geral João Velho de Azevedo a man<]ar arrombar as portas e o cofre. Este ouvidor-geral, fazendo queimar os pelouros velhos, convocou os vereadores do anno passado para continuarem em exercicio até nova eleição.
OII!
 |
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. |