aprovado na vila de S. Sebastião pelo tabelião Pedro de Almada
16 de dezembro de 1520, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
p. 168, nota 1: «Na Agualva, subúrbio da freguesia de VilaNova, habitaram ricos proprietários, como foram Heitor Álvares Homem, Vasco de Borba, Fernão Coelho, João Correia e outros muitos, pelos anos de 1516, como sobejamenteatestam os volumosos inventários no cartório dos órfãos daPraia. A 16 de Dezembro do ano de 1520, o dito João Correia,o Velho, e sua mulher Catarina Simoa, fizeram testamento,aprovado na vila de S. Sebastião pelo tabelião Pedro de Almada, e nele, entre muitas coisas curiosas, dizem haver dadoa seu filho Pedro Correia, em dote de casamento, 15 quintaisde pastel; e que pagaram de dízimo dez quintais de mesma planta, com o que se confirma o que temos dito a respeito dasua antiguidade nesta ilha (veja-se a Primeira Época, CapítuloV, a nota 9). No ano de 1524 seu filho Frei Filipe Correia,vigário e ouvidor na Praia, deu inventário da fazenda dos finados seus pais, e requereu ao juiz das partilhas, que na casa epomar viesse a cada um dos herdeiros três árvores de espinho,que eram laranjeiras e limoeiros; do que se manifesta estara cultura destas excelentes plantas em princípio, e o grau deestima que delas se
16 de dezembro de de 1520, quinta-feira (Há 505 anos)
.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.