Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878) publicou “História Geral do Brasil”
Atualizado em 25/02/2025 04:40:02
• Fontes (1)
•
•
•
Francisco Adolfo Varnhagen, considerado o "pai da história do Brasil", era árduo defensor da tomada de territórios. Sobre o Brasil ele disse:
“Ignorantes! Não sabeis que essa gente era e é nômade, e sem assunto fixo, e que só aproveita do território enquanto nele acha caça? E quem diz que essa raça, que está bravia, mão veio em grande parte expelida do Peru à força pelos Pizarros e Almagros? Mas não sigamos com tais argumentos: falemos claro.
O Brasil pertence-nos pela mesma razão que a Inglaterra ficou pertencendo aos normandos quando a conquistaram. Pela mesma razão que Portugal ficou pertencendo a Afonso Henriques e seus sucessores e vassalos que o tomaram dos mouros. O primeiro direito de todas nações conhecidas foi a conquista. Nós proclamamos para o Império (compreendendo o território de que eles estão senhores) o nosso chefe e a nossa lei.
Todo o que não obedece a uma e ao outro rebela-se e é criminoso. E, para o crime não vale em direito a ignorância, pois em tal caso não haveria negro fugido, nem ladrão de estrada e quilombola que não fosse ignorante”.
Em 1870, o historiador, militar e diplomata Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878) publicou "História Geral do Brasil". Na obra ele também usa o termo bandeiras — mas não menciona nem bandeirantes nem sertanistas.
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.