Independência, como membro do Governo Provisório de 1821, realisando o difficilimo aterrado de toda a vasta região de mangues, gamboas e lamarões, com uma ponte de madeira sobre o Rio São Jorge ou Casqueiro (antigo Yriripiranga) , inaugurando-se a estrada e sendo entregue ao publico, com grande regosijo popular, no dia 7 de Fevereiro de 1827. Antes disso, o trajecto entre Santos e o Cubatão, era feito em canoas, como duzentos annos atraz, sahindo da região do Vallongo.