O POVOADO DE ENGUAGUASSÚ EM 1534, PRINCIPIO DA CIDADE DE SANTOS
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
O POVOADO DE ENGUAGUASSÚ EM 1534, PRINCIPIO DA CIDADE DE SANTOS Localisação dos seus fundadores directos 1 — Casa de Luiz Góes, na encosta do outeiro de Santa Catharina, e suas róças de canna. Na frente, junto ao estuário o trapiche de em- barque e desembarque de mercadorias. 2 — Casas e róças de Pascoal Fernandes e Domingos Pires. Em baixo, junto ao estuário, outro trapiche de mercadorias. 3 — Casas e róças de Braz Cubas, na encosta do Morro de São Jero nymo, depois Morro de Braz Cubas e depois ainda Monte Serrate. 4 — Casa dos Adornos, José e Francisco, com Engenho ao alto, denominado "Engenho São João", õ — Casas de Mestre Bartholomeu Ferreira ou Gonçalves ou ainda Fernandes, e suas róças.
Frei Agostinho de Jesus e as tradições da imaginária colonial brasileira Séculos XVI - XVII Data: 01/01/2013 Créditos/Fonte: SCHUNK, Rafael Frei Agostinho de Jesus e as tradições da imaginária colonial brasileira Séculos XVI - XVII. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834301 página 181
Duas vezes a morte hei sofrido. Pois morre o pai com o filho morto. Para tamanha dor, não há conforto. Diliu-se em prantos o coração partido. Para que ninguém ouça o meu gemido, encerro-me na sombra do meu horto. Entregue ao pranto ao sofrer absurdo. Querendo ver se vejo o bem perdido! Brota a saudade onde a esperança finda. Sinto na alma ecoar dores de sinos! Só a resignação me resta ainda.
Morte segundo filho Data: Fonte: “Adeus meu menino”, a "Tears In Heaven" imperial