Os Cinta Larga mataram dois funcionários da Funai*
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
1971Em fins desse ano, os Cinta Larga mataram dois funcionários da Funai,Possidônio Bastos, ex-jornalista que há pouco chefiava o subposto, e orádio-telegrafista Acrísio Lima. Na versão de um Cinta Larga, um garimpeirocompareceu a uma festa na aldeia, mas foi impedido de “namorar” uma dasíndias e teria passado veneno no pilão de fazer chicha (bebida fermentatradicional à base de mandioca ou milho). Em vingança os índios atacaramo acampamento onde a Funai se instalara recentemente. Na visão dos CintaLarga, o envenenamento seria a explicação mais plausível para a epidemade gripe, doença até então desconhecida entre eles, que dizimou apopulação de várias aldeias.
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*