exactas notícias, pela sua própria participação nos acontecimentos, nos informa que Tavares caminhara sete meses, sujeitando nações, chegando a Jesus-Maria a 2 de Dezembro, o que dá, para a data inicial da partida, fins de Maio ou princípios de Junho. Parece, assim, estar mais próximo da verdade o P. Luís Gonzaga Jaeger que observa que em 11 de Maio de 1636 ainda estava em São Pau- lo Brás Gonçalves, o velho, componente da bandeira, morto em Outubro do mesmo ano, no sertão dos Araxãs. Brás Gonçalves, naquela data, assinava um conhecimento de dívida em favor de António Álvares Bezerra. ?,T ) E basta este documento para con- firmar a asserção do P. Boroa.
“Algumas notas genealógicas: livro de família: Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: séculos XVI-XIX” Data: 01/01/1886 Página 352
A não ser que eu esteja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pela razão clara pois não confio nem no papa ou em concílios por si sós, pois é bem sabido que eles frequentemente erraram e se contradisseram) sou obrigado pelas Escrituras que citei e minha consciência é prisioneira da palavra de Deus. Não posso e não irei renegar nada, pois não é nem seguro e nem correto agir contra a consciência. Que Deus me ajude. Amém.