D. Rodrigo foi mandado seguir para o sul, para as minas de Paranaguá e de SABARABUÇU, região onde o movimento "bandeiristico" teve foco em São Paulo - 29/11/1677
D. Rodrigo foi mandado seguir para o sul, para as minas de Paranaguá e de SABARABUÇU, região onde o movimento "bandeiristico" teve foco em São Paulo
29 de novembro de 1677, segunda-feira Atualizado em 25/02/2025 04:47:14
• Imagens (5)
• Fontes (1)
•
•
•
Eu Príncipe, vos envio muito saudar: Fui Servido resolver fosse ao descobrimento das Minas de prata o administrador Geral D. Rodrigo de Castelo Branco, e o Tenente General, Jorge Soares de Macedo, para uma vez servir no conhecimento de que há estas Minas, ou de todo se colher o desengano de que não presistem, mandei aplicar a este dispêndio o donativo da Inglaterra e paz de Holanda dessa Vila, e das mais da repartição do Sul, por se achar minha Fazenda tão exausta que não houveram outros efeitos para se lhe aplicar, e satisfazer a Inglaterra, e Holanda pela deste Reino, e desvanecendo-se o intento das Minas de Paranaguá, lhe ordeno passem à serra de Sabarabuçu, e porque não puderem fazer sem ajutório desses moradores como levam por instrução comunicando convosco o modo comk que se pode fazer esta jornada e disporeis, e os moradores que me tiverem de fazer este serviço, quando sejam em número em que se lhes haja nomear Capitão que vá a ordem do dito Tenente-General, e nomeareis e confio em vosso zelo, e do bem que me tendes assistido ao que toca em benefício deste Coroa obreis nisto, e na entrega do que se estiver devendo do donativo, e for caindo para suprir às despesas do que fica referido de modo que tenha Eu que vos agradecer e definir em vossos acentamentos, como merecem tão leais vassalos. Enquanto a queixa que me fazeis sobre a repartição do Sal, preço por que se vos vende e excesso dos Oficiais da Vila de Santos, o Desembargador João da Rocha Pitta, que envio à diligência do meu Serviço, e do que tiveres que requerer perante ele, vos fará justiça e de vos confio o deichareis obrar advertido-o daquelas coisas que mais convenientes forem à vossa conservação e aumento da Vila. Escritas em Lisboa.
Nascera João Alvares Coutinho por 1613, estivera nas minas de Potosí e viera servindo ao fidalgo castelhano na missão deste mandada de Portugal ás minas da Bahia, com o mesmo trabalhando em Itabaiana. Pela provisão régia de 29 de novembro de 1677, que incumbira a d. Rodrigo de igual encargo nas minas de Paranaguá e depois nas de Sabarabussú, vieram eles para o sul, e, a 20 de maio de 1680, aportavam a Santos, subindo um mês depois para a vila de São Paulo, afim de seguirem no encalço de Fernão Dias. [Página 459]
Croqui do Peabiru na América do Sul Data: 01/01/2012 Créditos/Fonte: Andressa Celli Baseado em: Bond, 2011(mapa
ID: 6202
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!