'No dia 12 passava o padre reitor do Colégio de São Paulo procuração ao vigário da vila, padre Manuel Nunes, afim de que ficasse na administração dos bens de sua casa 0 12/07/1640 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1636
1637
1638
1639
1640
1641
1642
1643
1644
Registros (112)Cidades (32)Pessoas (86)Temas (77)


No dia 12 passava o padre reitor do Colégio de São Paulo procuração ao vigário da vila, padre Manuel Nunes, afim de que ficasse na administração dos bens de sua casa
    12 de julho de 1640, quinta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


No dia 12 passava o padre reitor do Colégio de São Paulo procuração ao vigário da vila, padre Manuel Nunes, afim de que ficasse na administração dos bens de sua casa.Pelo desvio e detrimento dos bens do Colégio responsabilizava os oficiais da Câmara a quem os encampava, dizia o instrumento. Tanto aos que serviam ao culto divino como quaisquer outros deles dariam conta aos oficiais, desreipeitadores de uma posse de noventa anos. Ficava o padre Nunes como zelador das casas, fazendas, moinhos, vinhas da Companhia, "como coisa sua própria, dando as orden que para bem da dita fazenda fossem necessárias, tomando conta de tudo para que estivesse em sua força" e para que se não perdessem de todo "os bens eclesiásticos ao serviço divino e dos religiosos".E terminado a sua procuração de modo elevadíssimo, ainda deixava o Reitor de São Paulo transparecer naquele sentimento, aquela preocupação continua que era a dos seus, o título de grandeza e nobreza de sua Companhia. "Peço ao mesmo reverendo Padre olhe com particular cuidado que se não fação agravos aos escravizados e nativos forros de serviço deste Colégio mandando lhes dizer algumas missas quando alguns deles morrer pagando a esmola dos bens deste Colégio".






  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.