No termo de 17 dezembro se consigna que restituiu o cura ao competente proprietário numerosos documentos que abusivamente retinha em seu poder: nada menos do que a carta do rocio de São Paulo, os "autor de posse e demarcação e marcos postos"! 0 17/12/1639
No termo de 17 dezembro se consigna que restituiu o cura ao competente proprietário numerosos documentos que abusivamente retinha em seu poder: nada menos do que a carta do rocio de São Paulo, os "autor de posse e demarcação e marcos postos"!
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
Em dezembro de 1639, nova perlenga com o Vigário, que intimado pelas autoridades municipais, ameaças de excomunhão cedeu antes oa advrsários. No termo de 17 dezembro se consigna que restituiu o cura ao competente proprietário numerosos documentos que abusivamente retinha em seu poder: nada menos do que a carta do rocio de São Paulo, os "autor de posse e demarcação e marcos postos"! Papéis capitaes ao que se vê. Tomou logo a câmara a precaução de fazer trasladar todos estes documentos para o seu Registro Geral.
Essa parte inferior que era "coisa", porque escrava, ou que era tratada como bicho, como nós tratamos gente camponesa, a gente que está por baixo, a gente miserável, essa gente que estava por baixo, foi despossuída da capacidade de ver, de entender o mundo. Porque se criou uma cultura erudita dos sábios, e se passou a chamar cultura vulgar a cultura que há nessa massa de gente.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*