“Photographia: Finalmente passou o daguerrotypo para cá dos mares, e a fotografia, que até agora só era conhecida no Rio de Janeiro por teoria (...). Em menos de nove minutos o chafariz do largo do Paço, a praça do Peixe e todos objetos circunstantes se acharam reproduzidos com tal fidelidade (...) a exposição simples do facto diz mais do que todos os esclarecimentos” 0 17/01/1840
“Photographia: Finalmente passou o daguerrotypo para cá dos mares, e a fotografia, que até agora só era conhecida no Rio de Janeiro por teoria (...). Em menos de nove minutos o chafariz do largo do Paço, a praça do Peixe e todos objetos circunstantes se acharam reproduzidos com tal fidelidade (...) a exposição simples do facto diz mais do que todos os esclarecimentos”
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
No dia 17, no Hotel Pharoux, o jornal acompanha cada passo da expedição educativa e divulga em suas “Noticias Scientificas” o seguinte texto: “Photographia: Finalmente passou o daguerrotypo para cá dos mares, e a fotografia, que até agora só era conhecida no Rio de Janeiro por teoria (...). Em menos de nove minutos o chafariz do largo do Paço, a praça do Peixe e todos objetos circunstantes se acharam reproduzidos com tal fidelidade (...) a exposição simples do facto diz mais do que todos os esclarecimentos”. Esta foram as primeiras fotografias tiradas no Brasil.
Sinceramente esperamos, fervorosamente rezamos, para que este poderoso flagelo da guerra possa finalmente acabar. Mas se Deus quiser que ela continue até que toda a riqueza pilhada pelos escravos, 250 anos de labuta não retribuída afunde e até que cada gota de sangue derramada pelo chicote deva ser paga por outro golpe de espada, como foi dito três mil anos atrás e ainda precisa ser dito o julgamentos do senhor são justos e verdadeiros completamente.
Data: 11/04/1865 Fonte: Último discurso de Abraham Lincoln