25 de março de 1940, segunda-feira Atualizado em 25/02/2025 04:40:59
•
•
•
1ª fonte
Data: 19/01/2024
Os fatos que marcaram o país e o mundo, expostos nas capas históricas do jornal O Estado de S. Paulo. Consulta em acervo.estadao.com.br (data da consulta)
Soldados invadem a redação do Estado sob a falsa acusação de uma conspiração armada. Armas são colocadas no forro do prédio pela própria polícia para forjar provas. O jornal é acusado de armazenar metralhadoras para derrubar o governo. Francisco Mesquita é preso e levado para o Rio de Janeiro onde fica por 40 dias. Nada provado contra ele, é solto. Entretanto, ficou impedido de reassumir suas funções no jornal, que passou a ser gerido pela ditadura.Getúlio Vargas percebeu que melhor que fechar o jornal, era confiscá-lo e colocá-lo a serviço de sua propaganda. O nome indicado pelo regime para comandar o jornal durante a intervenção foi do jornalista Abner Mourão. [4118]
2ª fonte
Data: 19/01/2024
Júlio de Mesquita Filho, consulta em Wikipédia
O jornal "O Estado de São Paulo" é expropriado da família em 1940 e, somente em 1945, ante uma decisão do Supremo Tribunal Federal, é devolvido a seus legítimos proprietários. [4117]
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.