“Os cinco navios destinados para o socorro de Angola despedio Antonio Telles nos últimos de dezembro, com ordem de se encorporarem com Salvador Correa no Rio de Janeiro, conforme á que tinha d´el Rey. O sucesso que tiveram, referiremos em seu lugar. (...) Saiu ao campo o Adail, e antes de o acabar de descubrir, carregaram os Mouros as Atalays com 900 cavalos, e no primeiro impulso mataram Balthazar Fernandes Ponce, e levaram cativos Domingos Fernandes e Francisco Gomes”.
Os cinco navios destinados para o socorro de Angola despendiu Antonio Telles nos últimos de dezembro, com ordem de se encorporarem com Salvador Correa no Rio de Janeiro, conforme á que tinha d´el Rey. O sucesso que tiveram, referiremos em seu lugar. (...) Saiu ao campo o Adail, e antes de o acabar de descobrir, carregaram os Mouros as Atalays com 900 cavalos, e no primeiro impulso mataram Balthazar Fernandes Ponce, e levaram cativos Domingos Fernandes e Francisco Gomes.
[24898] “História de Portugal Restaurado” 01/01/1751
Nós temos a pretensão que temos artistas, porque temos Portinari, porque temos Vila- Lobos, ou temos Beethoven. Então isso nos da aparência, o orgulho de que nós temos arte. Nós não temos arte porra nenhuma. Porque tanto Picasso quanto Beethoven pertencem a grupos muito pequenos. Bom, até que agora 1977) os instrumentos de massa estão permitindo que mais outras pessoas se comuniquem com isso. Mas é tudo um código complicado para que um popular chegue a entender isso. Na maior parte das vezes não chega. Ninguém chega a entender.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*