A igreja aparenta limpeza e zelo. O bairro, no entanto, além de pequeno, aparenta ser pobre, logo ali na zona rural de Porto Feliz, um pouco além da divisa com Sorocaba.
Entre o Caguaçu e o Avecuia. Acesso pela Rodovia Emerenciano Prestes de Barros. O diferente fica por conta do padroeiro desse templo católico, Bom Jesus da Cana Verde, uma crença levada aos territórios colonizados pelos portugueses.
Mas o que seria essa Cana Verde? Pois então! Antes de ser levado ao pretório romano e passar pelo crivo de Pilatos, Jesus foi flagelado no chicote e humilhado com vestes de rei: a coroa de espinhos, o manto vermelho e o cetro, a cana verde, a palma.
Surge, então, O Rei ensanguentado, rosto desgastado, antecedendo os momentos da Glória Maior da Ressurreição, o triunfo final. "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira os pecados do mundo". "Ecce homo". Bom Jesus da Cana Verde também reverenciado em Pirapora e sua Basílica caipira. Essa nossa região guarda preciosidades escondidas.
Algumas notas genealógicas Data: 01/01/1886 Créditos/Fonte: João Mendes de Almeida (1831-1898) Algumas notas genealógicas: livro de família : Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, São Paulo-Maranhão: se´culos XVI-XIX p. 358
ID: 5909
Supplemento aos apontamentos para o diccionario geographico do Brazil Data: 01/01/1935 Créditos/Fonte: Alfredo Moreira Pinto Página 235
Nós temos a pretensão que temos artistas, porque temos Portinari, porque temos Vila- Lobos, ou temos Beethoven. Então isso nos da aparência, o orgulho de que nós temos arte. Nós não temos arte porra nenhuma. Porque tanto Picasso quanto Beethoven pertencem a grupos muito pequenos. Bom, até que agora 1977) os instrumentos de massa estão permitindo que mais outras pessoas se comuniquem com isso. Mas é tudo um código complicado para que um popular chegue a entender isso. Na maior parte das vezes não chega. Ninguém chega a entender.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*