Um dos autores didáticos, aliás de muito valor intelectual, chegou a incluir na Serra Geral a Serra de Paranapiacaba que é, como sabeis, uma das denominações da Serra do Mar, como o é Cubatão. Esta Paranapiacaba, que se traduz por — Pontadonde se avista o Mar, fica longe da escarpa triássica da Serra Geral, 180 quilômetros, em Botucatu. Nos dois últimos Estados do Sul sim, há um trecho da escarpa geral que bem podia ter sido denominada Paranapiacaba, porque, de fato, entre Serra da Pedra e Rincâo-do-Tigre, que é quase que um único itaibé, em qualquer ponto tem-se a visão do Oceano, num arco de horizonte muito abatido e confundindo-se a perspectiva aérea com esses nimbos e estratos que nunca faltam na linha do horizonte marítimo.
Penso que se fez um pouco cie luz agora sobre a questãodas serras ou escarpas, pois que serras verdadeiramente não são.Agora que levantei a cabeça de sobre estas tiras de papel,e posso olhar para vossas fisionomias, vejo nelas estampado omal-estar, o cansaço que um palrear muito comprido produzsempre e, desejando que vossa condescendência em ouvir-me nãose transforme em ódio, dou por terminada a minha palestra. (Página 49)
Essa parte inferior que era "coisa", porque escrava, ou que era tratada como bicho, como nós tratamos gente camponesa, a gente que está por baixo, a gente miserável, essa gente que estava por baixo, foi despossuída da capacidade de ver, de entender o mundo. Porque se criou uma cultura erudita dos sábios, e se passou a chamar cultura vulgar a cultura que há nessa massa de gente.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*