“Transcatolicidades: contribuições à sociodiversidade brasileira”, Doutorado em Ciências Sociais, 2013. Sílvio Luiz Sant´Anna.
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
Em 1590 a bandeira de Afonso Sardinha construiu uma ponte sobre o Rio Sorocaba para ter acesso às suas minas no Ipanema. Baltazar Fernandes posteriormente fez questão de ter N. Sra. da Ponte como padroeira da vila e trouxe para capela uma réplica da original que está em Barcelos, em Portugal numa capela que foi construída ao lado de uma ponte gótica no início do século XIV.
Abrigo dos peregrinos no Caminho de Santiago de Compostela. Mas a capela original, onde foi enterrado Baltazar, depois passou a ter como padroeira Sant’Anna que também faz referencia a origem da família Fernandes em Santana do Parnaíba. A capela hoje é dedicada a Santana... O corpo de seu fundador está enterrado lá. (Página 62)
Duas vezes a morte hei sofrido. Pois morre o pai com o filho morto. Para tamanha dor, não há conforto. Diliu-se em prantos o coração partido. Para que ninguém ouça o meu gemido, encerro-me na sombra do meu horto. Entregue ao pranto ao sofrer absurdo. Querendo ver se vejo o bem perdido! Brota a saudade onde a esperança finda. Sinto na alma ecoar dores de sinos! Só a resignação me resta ainda.
Morte segundo filho Data: Fonte: “Adeus meu menino”, a "Tears In Heaven" imperial