A região e montanhosa. As elevações desenvolvem-se entre as planícies dos rios Ribeira e Juquiá, que acusam, nas imediações, cotas em torno de 20m. As feições orografieas mais conspícuas podem ser consideradas como os últimos contrafortes da Serra do Bananal. que desenvolve-se ao SuI da Estrada de Ferro Santos a Juquia e. em parte. ao SuI da rodovia Juquiá a Registro.
A região é drenada pelos rios Juquiá e Ribeira, as coletores principais e, ainda, pelos rios Biguá e Guaviruva, formadores do rio Peropava, afluente, por sua vez, do rio Ribeira, pela sua margemesquerda.
A região é servida por estrada de rodagem que parte de São Paulo e, passando por Piedade. atinge Juquia com 199. km. De Juquiá a estrada demanda Registro, à margem esquerda do rio Ribeira. Juquia e servida pela Estrada de Ferro Sorocabana, ramal de Santos a Juquiá.
Atinqe-se a. jazrda par uma estrada que serve as imediações do, Morro do Serrote e quese inicia a altura do km 211.9. Esta estrada, com, cerca de 6 km .passa junto a jazida de fosforita do Serrate e .continua por mais 1 ,km ´ate, a jazida do Guaviruva, propriamente dita.
Nós temos a pretensão que temos artistas, porque temos Portinari, porque temos Vila- Lobos, ou temos Beethoven. Então isso nos da aparência, o orgulho de que nós temos arte. Nós não temos arte porra nenhuma. Porque tanto Picasso quanto Beethoven pertencem a grupos muito pequenos. Bom, até que agora 1977) os instrumentos de massa estão permitindo que mais outras pessoas se comuniquem com isso. Mas é tudo um código complicado para que um popular chegue a entender isso. Na maior parte das vezes não chega. Ninguém chega a entender.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*