Apesar dos preparativos em torno dos quatrocentos anos da cidade de São Paulo terem começado a serpensados desde o final da década de 40, através de algumas iniciativas oficiais, é somente com a criação,em dezembro de 1951, da Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo, entidade autárquica estabelecida através de um convênio entre a Prefeitura e o Estado, que os festejos efetivamente começam serdefinidos.4 E uma vez instituída, os trabalhos realizados pela Comissão podem ser compreendidos na chave de atuação de seus dois presidentes, isto é, procurando entender o caráter atribuído às comemoraçõesem cada um desses momentos, de maneira a destacar suas particularidades. No entanto, as realizações deambos, e isto é que não podemos perder de vista, estavam inseridas num projeto maior, de afirmação deuma paulistanidade, pretendendo conferir destaque a uma identidade de cunho mais paulista.
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*