27 de junho de 1658, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
(Abertura de praxe, seguida da encomendação da alma)Pediu para ser sepultada no Mosteiro de São Francisco e pede acompanhamentos, missas.Declarou ter sido casada com Luiz Fernandes Folgado de quem teve Maria Folgada. Quanto ficou viuva deste marido ficou muito pobre, com dívidas que o segundo marido teve de pagar por ela.Declarou que segunda vez casou com Pedro Fernandes, de quem teve 9 filhos, 6 machos e 3 fêmeas.“Declaro que em resguardo da minha consciência me é necessário declarar que em ausência de meu segundo marido, não sabendo então se era morto ou vivo, casei minha filha Folgada, filha de meu primeiro marido com Sebastião Leme e no dote que lhe dei o vantagei mais dando-lhe como dei vinte e quatro peças e quarenta ou cincoenta cabeças de gado o que na verdade se achar e uma gargantilha de ouro e ..............assim mais lhe prometi ...uns chãos e depois me obrigou a que fossem umas casas e se apossou das de sobrado que estão nesta vila e que são minhas........ digo que o dote que lhe sei não podia dar para que meus herdeiros achando logar para isso possam ser inteirados de que lhe tiverem de lesão e engano assim nisto como no mais porque hei por bem que todos sejam iguais mormente sendo esta minha filha do primeiro marido e o segundo ser o que ganhou tudo quanto lhe dei em dote.Declaro que ficam algumas peças do Engenho de Ferro as quais tenho por minhas....”Declarou que como curadora dos filhos, mandou proceder leilão dos bens e que o genro Sebastião Leme, então seu procurador não lhe deu nada, exceto alguns cavalos, tão pouco prestou contas. O mesmo genro tomou uma peça que pertencia a seu filho órfão, Domingos.Declarou ter casado as filhas Maria Nunes com Domingos Marques e Ana Tenória com Francisco Gomes e que as inteirou de seus dotes e legítimas.Deixou a terça a filha Antonia, solteira e uma peça com sua cria à filha Ana Tenória.Instituiu seu irmão Amaro Alvres por testamenteiro e curador dos filhos, e se este não pudesse, que fosse Manoel de Arzão.Por não saber escrever, pediu a Antonio de Madureira e Moraes que fizesse e assinasse o testamento. CUMPRA-SE: 27-6-1658
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.