Faleceu no dia 6 de setembro na barra do (ilegivel), frequezia de São Benedito, na província do Espirito Santo, o crioulo livre de nome Silvestre "de tal", na idade de 145 anos (nascido em 1737), 3 meses e 44 dias.
Gosava de todas as faculdades intelectuais e de uma prodigiosa memória. Serviu 60 anos, mais ou menos, como pedreste da provincia. Nasceu nos arrabeldes da Vitória/ES, e lembrava-se do tempo em que a cidade era uma vila e governadores Robim e Pontes Leme.
Deixou numerosa família: 12 filhos, 80 netos, 100 bisnetos e 40 tataranetos. Assim já é ter-se filhos, netos e bisnetos! Oh! Colega, isto não será alguma broma?
Nós temos a pretensão que temos artistas, porque temos Portinari, porque temos Vila- Lobos, ou temos Beethoven. Então isso nos da aparência, o orgulho de que nós temos arte. Nós não temos arte porra nenhuma. Porque tanto Picasso quanto Beethoven pertencem a grupos muito pequenos. Bom, até que agora 1977) os instrumentos de massa estão permitindo que mais outras pessoas se comuniquem com isso. Mas é tudo um código complicado para que um popular chegue a entender isso. Na maior parte das vezes não chega. Ninguém chega a entender.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*