Vive no bairro do Rio-Acima, município de Sorocaba, uma mulher de nome Gertrudes, contando com 130 a 140 anos de idade. O jornal de onde transcrevemos esta notícia acrescente:
"Não tem, é certo, completo o uso de suas faculdades mentais, mas ha momentos lúcidos em que, passando uma vista retrospectiva em sua vida, lembra com precisão de fatos importantes que se ligam à nossa História política, e diz que se lembra muito de quando começou a Matriz desta cidade.
O que falta-lhe na inteligência, lhe sobra no uso de todos os seus membros, pois pode caminhas sem cansar um dia inteiro, e que por vezes se tem dado, sendo preciso ser guardada á vista para não fugir de casa e andar errando pelos matos dias e dias.
A não ser que eu esteja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pela razão clara pois não confio nem no papa ou em concílios por si sós, pois é bem sabido que eles frequentemente erraram e se contradisseram) sou obrigado pelas Escrituras que citei e minha consciência é prisioneira da palavra de Deus. Não posso e não irei renegar nada, pois não é nem seguro e nem correto agir contra a consciência. Que Deus me ajude. Amém.