No suplemento especial do Jornal Cruzeiro do Sul de 1987, o arruamento da Vila édescrito como sendo iniciado pelo próprio Balthazar Fernandes. Estabeleceu-se umaárea para uma Praça e no meio dela foi construída uma nova igreja, a atual Catedral.Ruas próximas à Praça surgiram no caminho da ponte a atual Quinze de Novembro, aDoutor Braguinha e a Barão do Rio Branco. Também iniciaram a construção do prédioda Câmara.
A área originada pelos fundadores de Sorocaba permaneceu praticamente inalterada, pelo fato de que quase todos os homens sadios estavam empenhados nas expedições dos bandeirantes. A situação começou a mudar em 1733, com a abertura da estrada de Curitiba no Paraná e no Rio Grande do Sul que possibilitou o advento do ciclo do Tropeirismo. Coincidentemente, nesse ano ocorre o final do bandeirantismo.A partir das feiras de muares, a Vila se desenvolveu em sentido dos bairros Cerrado e do Além da Ponte. Na segunda metade do século XVIII, o vasto território da vila já era ocupado por diversos bairros.
Essa parte inferior que era "coisa", porque escrava, ou que era tratada como bicho, como nós tratamos gente camponesa, a gente que está por baixo, a gente miserável, essa gente que estava por baixo, foi despossuída da capacidade de ver, de entender o mundo. Porque se criou uma cultura erudita dos sábios, e se passou a chamar cultura vulgar a cultura que há nessa massa de gente.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*