'10 - -01/07/2022

Revista iCorpus

' /> Wildcard SSL Certificates

Revista iCorpus

AtualizadosFrequentes

save:

Revista iCorpus


JUL.
01
HOJE NA HISTóRIA
201
julho de 2022, sexta-feira
05/11/2025 03:40:56
     Imagens (1)
    
    
    


João Barcelos, autor de Do Fabuloso Araçoiaba ao Brasil Industrial:

Da notável mameluca Suzana ao Ferro ybiraçoiabano dos Sardinha

A expansão dos lusos de serr´acima pelo planalto piratiningo (oriundos de "fogos" de subsistência no Cubatão e na Paranapiacaba) levou-os do rio Jerybatiba ao rio Anhamby; e, entre o Pico do Jaraguá, aberto que foi por Affonso Sardinha à exploração minerária, aos cerros d´Ibituruna e d´Ybiraçoiaba, eis que surge Suzana Dias, a neta do cacique Tibiriçã, casada com um português. Dona de altos cabedais, decide erguer na região de Paneíbo a vila Santa Anna de Parnahyba na outra mais anhambyana, e é esta vila da notável mameluca Piratininga que vai servir de eixo fluvial e viário entre os ramais do Piabiyu, via estrada d´itapevis, como já havia servido ao jesuíta Manoel da Nóbrega para estabelecer a aldeia de Maniçoba.

A cada passo dos portugueses e dos luso-portugueses e da gente mameluca na direção do oeste, os povos nativos (guaranis, tupis e etc.) são empurrados para a imensidão das Ybi Soroc (q.s. "terra rasgada", ou atualmente, "sorocaba"), onde o "velho" Affonso Sardinha vai minerar ferro com o filho ("o moço"), enquanto explora outro no Ibituruna e outro tanto no Jaraguá.

Logo, pela importância estratégica da vila da notável mameluca, as Yby Soroc ficam sob sua jurisdição e um de seus filhos, Balthazar Fernandes, val ali erguer a vila Sorocaba margeando o rio Brízida (depois batizado Sorocaba). [João Barcellos, Revista ICorpous, 07.2022. Página 11]


Revista iCorpus
Data: 01/07/2022
Página 11(rio sorocaba


ID: 13005





len:26653
2-0
EMERSON


01/07/2022
ANO:338
  testando base


Sobre o Brasilbook.com.br