| | | Expansão Paulista em fins do século XVI e princípio do século XVII. Sérgio Buarque de Hollanda |
| 30 de Julho de 1948, domingo |
|
Expansão Paulista em fins do século XVI e princípio do século XVII. Sérgio Buarque de HollandaApesar da dificuldade apontada por Frias, fato é que o caminho entre São Paulo e Paraguai foi intensamente utilizado. José Carlos Viladargada, ao analisar o transito de pessoas pela região, encontrou referências a cento e oito pessoas que teriam atravessado o caminho, a grande maioria no século XVI. Na metade do século encontramos uma das primeiras referências a ele. Dona Mência Calderon, viúva de Juan de Sanabria, nomeado governador do Rio da Prata, escrevia de Assunção que se podia ir de São Vicente até ali “ por cierto camiño nuevo que se habia descubierto”. [3 apud HOLANDA, Sérgio Buarque. Expansão Paulista em fins do século XVI e princípio do século XVII In: Publicações do Instituto de Administração. n.29, pp.3-23, junho de 1948, p.12.] | | | Articulando escalas: Cartografia e conhecimento geográfico da bacia platina (1515-1628), 2018. Tiago Bonato, Universidade Federal do Paraná |
|
Articulando escalas: Cartografia e conhecimento geográfico da bacia platina (1515-1628), 2018. Tiago Bonato, Universidade Federal do ParanáApesar da dificuldade apontada por Frias, fato é que o caminho entre São Paulo e Paraguai foi intensamente utilizado. José Carlos Viladargada, ao analisar o transito de pessoas pela região, encontrou referências a cento e oito pessoas que teriam atravessado o caminho, a grande maioria no século XVI. Na metade do século encontramos uma das primeiras referências a ele. Dona Mência Calderon, viúva de Juan de Sanabria, nomeado governador do Rio da Prata, escrevia de Assunção que se podia ir de São Vicente até ali “ por cierto camiño nuevo que se habia descubierto”. “Razias”, Celso E Junko Sato Prado
ANO:60
|