A grande viagem de Fernão de Magalhães - History Channel
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
00:03:05 - O século 16 é uma era de transformação: Nicolau Copérnico colocava o mundo não no centro do universo, mas como parte da mecânica de um sistema solar muito maior. Cristóvão Colombo descobrira a América, embora pensasse ainda ser a Índia. Martim Lutero desafiava a Igreja universal da Europa ocidental. Essa constelação
Eles perceberam que havia um mundo a ser descoberto. O século 16 seria a era dos descobrimentos.
Mas essa descoberta tem tudo a ver com poder e dinheiro. Expedições científicas, no sentido moderno, ainda não existiam, mesmo assim os cientistas se beneficiavam da fome de lucro de reis, banqueiros e mercadores. E os cartógrafos eram os que mais se beneficiavam.
Magalhães estava convencido de que encontraria uma passagem desconhecida na ponta da América do Sul. mas o que lhe dava tanta certeza?
O Museu Histórico de Frankfurt (Alemanha) é o orgulhoso proprietário de um globo construído cinco anos antes da jornada de Magalhães. Um quebra-cabeças que até hoje confunde os cientistas.
Frank Berger (Museu Histórico de Frankfurt):
"Na América do Sul nós vemos uma rota indo entre a ponta do continente e a massa de terra da Antártica. Essa passagem é intrigante. Como essa rota ao redor da América do Sul é possível em um globo de 1515, embora Magalhães só tenha feito essa rota cinco anos depois."
00: 16: 24 Magalhães mudou seu curso pelas ilhas de Cabo Verde, e como sempre, sem consultar os outros capitães, continuou para sudeste, em vez de seguir para o oeste, diretamente para o Brasil. Se ele queria perder outros navios nessa viagem ou esperava ventos mais afortunados, não sabemos. Qualquer situação seria aceita pela tripulação, mas o silêncio condescendente de Magalhães destruía a confiança que tinham nele como líder. Ele chegou na América depois de dois meses.
Registros mencionados
• 7 de junho de 1494, quinta-feira Tratado de Tordesilhas Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Fontes (17)
• Imagens (5)
• Pessoas (3): Isabel, "A Católica" (43 anos); João II, "o Príncipe Perfeito" (39 anos); Papa Alexandre VI (63 anos)
• Temas (9): Descobrimento do Brazil; Espanhóis/Espanha; Gentios; Guaranis; Lagoa Dourada; Papas e o Vaticano; Tordesilhas; Ordem de Cristo; Guayrá
• Cidades (4): Iguape/SP; Itu/SP; Laguna/SC; Sorocaba/SP
• Pessoas (7): Antonio Pigafetta (ou Lombardo) (28 anos); Domingos Luís Grou (19 anos); Fernão de Magalhães (39 anos); Francisca Ramalho ; Gonçalo Hernandes Eanes (f.1521); João Lopes de Carvalho “Carvalhinho” ; Mestre Bartolomeu Gonçalves (19 anos)
• Temas (13): Açúcar; Baía de Guanabara; Cabo Verde; Caminho do Mar; Caminho do Peabiru; Curiosidades; Galinhas e semelhantes; Geografia e Mapas; Metalurgia e siderurgia; Pau-Brasil; Porto de Santa Luzia; Tordesilhas; Trópico de Capricórnio
• Cidades (3): Cabo Frio/RJ; Rio de Janeiro/RJ; Sorocaba/SP
• Pessoas (4): Fernão de Magalhães (1480-1521); João Lopes de Carvalho “Carvalhinho” ; Juan Sebastián Elcano (45 anos); Gonçalo Hernandes Eanes (f.1521)
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.