28º Batalhão de Caçadores, consultado em 28bc.eb.mil.br
11 de junho de 2023, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
O 28º Batalhão de Caçadores foi criado no Brasil Império, em 28 de fevereiro de 1838, e é uma das mais antigas Unidades da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro. O seu elemento formador foi o 1º Batalhão de Caçadores, organizado naquela data, em Desterro, atual Florianópolis, no estado de Santa Catarina.
Ainda no Período Regencial, recebeu a designação de 9º Batalhão de Caçadores, porém, em 30 de março de 1852, teve sua denominação alterada para 8º BC. O 8º BC participou de inúmeros combates durante a Guerra da Tríplice Aliança, com destaque pela atuação na Batalha de Campo Grande.
Em março de 1917, recebeu a designação de 41º Batalhão de Caçadores, momento no qual foi transferido para Aracaju-SE. Por fim, por meio do Decreto nº 15235, de 31 de dezembro de 1921, recebeu a designação de 28º Batalhão de Caçadores, a qual perdura até os dias atuais. Consta nos registros de sua longa história a participação na Revolução Constitucionalista de São Paulo, em 1932, e sua significativa participação na 2ª Guerra Mundial, mobilizando contingentes para emprego no Teatro de Operações na Itália. Em 21 de março de 1989, por meio da Portaria Ministerial nº 264, recebeu a denominação histórica de “BATALHÃO CAMPO GRANDE”. Isso foi motivado pela atuação brilhante do então 8º BC na Batalha de Campo Grande, ocorrida em 16 de agosto de 1869. O 28º BC enviou, nos anos de 2007 e 2010, militares ao Haiti, para participarem da missão de paz nessa nação amiga. Os efetivos expedicionários do 28º BC compuseram a 1ª Companhia de Fuzileiros do BRABATT na MINUSTAH. O 28º BC participou das Operações de Garantia da Lei e da Ordem nos anos de 2014 a 2018, nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Recife e Sergipe. Destacam-se, no ano de 2015, a participação na Operação São Francisco VI, visando a pacificação no Complexo da Maré no Rio de Janeiro e, em 2016, na Operação Leão do Norte, atuando na Região Metropolitana de Recife, em virtude da greve da Polícia Militar do Estado de Pernambuco. Em 2018, atuou, em conjunto com a Polícia Militar do Estado de Sergipe e a Polícia Rodoviária Federal, na Operação São Cristóvão. A atividade, atendendo ao Decreto Presidencial Nº 9.382, de 25 de maio de 2018, teve por objetivo cooperar com o restabelecimento do fornecimento de itens essenciais para a população sergipana. O 28º BC é subordinado ao Comando da 6ª Região Militar e tem como missão síntese “Estar preparado para ser empregado em Operações Básicas Ofensivas, Defensivas, de Cooperação e Coordenação com outras Agências, e apoiar em serviços a Família Militar no Estado de Sergipe”.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.