Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros. T1:E6
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Eduardo Neves, professor titular de Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia, USP
"No ano 1000, na Amazônia Central, as mudanças que ocorrem, tem a ver com a ocupação dessa área por grupos falante de língua tupi. Eles vão colonizando o Rio Solimões até a Alta Amazônia, lá no Peru. Quando os europeus chegam lá no século XVI eles encontram grupos falando línguas
Fernando Almeida. Departamento de Arqueologia, Universidade Federal do Sergipe
"Tupi é um tronco linguístico formado por 10 famílias. Então, o tupi-guarani é uma das dez famílias. Tem outras (...) E dentro das dez famílias, a maior variedade, a maior parte delas, seis delas eu acredito, estão aqui no alto Madeira "
Cristiana Barreto. Arqueóloga coordenacao de ciências humanas, Museu Goeldi/pa
A gente tem uma população crescendo até o ano 800, 900 e no ano 1000, onde há uma espécie de conflito entre diferentes povos ali, a gente tem duas ideologias diferentes. E até o que vem depois, que é essa tradição policroma "
Fernando Almeida. Departamento de Arqueologia, Universidade Federal do Sergipe
Não foram os tupis que se espalharam, foram uma de todas as famílias (...) mas quem se espalhou de fato, toda a costa, o sul do Brasil, pedaço do Paraguai, Uruguai, Argentina, foram os tupi-guarani. Só que os tupi-guarani, pelos menos histicamente indicados, eles não estão aqui no Alto Madeira. Eles estão aonde? Eles estão sudeste da Amazônia. A pergunta é: Por que que os tupis-guaranis se expandiram e outros não? Porque eles domesticaram a mandioca e cresceram, demografia, eles eram os guerreiros canibais e etc. E foram expandindo, ocupando áreas, incorporando outros grupos, e daí por diante. Só que os demais grupos tupi, eles também plantam a mandioca, plantam milho, eles fazem guerra.
(...) Lembrando que os tupinambá foram os grupo que recepcionaram os europeus, em toda a costa, isso causou uma interrogação. Como é que esses grupos espalhados por milhares quilômetros falavam línguas tão parecidas. Então, sempre houve uma fascinação pelos tupi-guarani.
Mapa
01/01/2017
Créditos/Fonte:
Rafael Freitas
Praticamente todo o litoral era dominado, não existia essa ideia de que a terra era virgem e estava aí para ser conquistada. Essa terra já tinha muitos moradores, muitos habitantes. Os nativos do Brasil, os índios tupinambá. E que habitavam fortemente a Baia de Guanabara. realmente como um elemento central da sua dispersão pelo território do sudeste brasileiro.Então esses índios vão ocupar, maciçamente toda essa região, principalmente esses índios que se identificavam por tupinambás, desde lá, praticamente, Macaé até Bertioga. Eram os índios que se identificavam nessa etnia tupinambá
• Pessoas (10): Américo de Moura (1881-1953); Balthazar Fernandes (3 anos); Bartholomeu Fernandes Cabral (62 anos); Bartholomeu Fernandes Mourão (f.1650); Domingos Luís Grou (80 anos); Gaspar Fernandes (40 anos); Jesus Cristo (f.33); Manuel Fernandes Ramos (55 anos); Pedro Rodrigues Cabral (1580-1621); Suzana Dias (40 anos)
• Temas (14): Bandeirantes; Cachoeira do Inferno; Cachoeiras; Ermidas, capelas e igrejas; Guaianase de Piratininga; Guayrá; Léguas; Metalurgia e siderurgia; Quitaúna; Rio Anhemby / Tietê; Santa Ana; Santo Antônio (Sorocaba); Tordesilhas; Ybyrpuêra
• Cidades (5): Itaguara/MG; Osasco/SP; Santana de Parnaíba/SP; São Paulo/SP; Sorocaba/SP
• Pessoas (5): André Fernandes (37 anos); Balthazar Fernandes (38 anos); Henrique da Costa (42 anos); Manuel Requeixo ; Pero Domingues 2° (n.1578)
• Temas (1): Rio Paraupava
• Cidades (2): Santana de Parnaíba/SP; Sorocaba/SP
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.