A primeira em que mãe e bebê sobreviveram, no caso. E foi em 1337. Por Helô D´Angelo
1 de janeiro de 2017, domingo Atualizado em 24/05/2025 03:41:34
• Imagens (1)
•
A primeira cesárea da históriaA primeira em que mãe e bebê sobreviveram, no caso. E foi em 1337.Leia mais em: https://super.abril.com.br/historia/a-primeira-cesarea-da-historia/Noventa por cento das cesáreas no século 19, na Europa, ainda matavam a gestante, a criança ou os dois. Mas um grupo de cientistas da República Tcheca descobriu agora, entre documentos da corte do rei João, o Cego (da Boêmia), registros de uma cesárea bem-sucedida ainda na Idade Média. É a primeira da história em que mãe e bebê sobreviveram.O procedimento foi por acaso: no inverno de 1337, em Praga, a rainha Beatrice de Bourbon entrou em trabalho de parto aos 17 anos. De tanta dor, ela desmaiou, o que fez as parteiras acreditarem que estava morta. Assim, para salvar o bebê, os médicos fizeram um corte na barriga da moça – sem anestesia ou esterilização, é claro. Foi quando Beatrice acordou e os médicos resolveram fechá-la. Ela sobreviveu.“O rei João se mantinha cercado dos melhores profissionais da saúde de seu tempo, porque tinha problemas de visão”, escreve Antonín Parízek, autor do estudo. Depois disso, a rainha viveu mais 40 anos, e a criança virou o rei Venceslau 1o. O parto parece mesmo ter sido uma novidade: pelo menos três cartas mencionam o “milagre”. Até então, acreditava-se que a primeira cesárea havia acontecido em 1500, na Suíça.
Tese de concurso á cadeira de História do Brasil. Colégio D. Pedro II Data: 01/01/1883 Créditos/Fonte: Capistrano de Abreu Página 83
ID: 13115
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.