'10 - -01/01/2022

DE ALDEAMENTO A MONUMENTO: TRAJETÓRIA E REPRESENTAÇÃO DO CONJUNTO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO DA ALDEIA DE CARAPICUÍBA COMO PATRIMÔNIO (1940-1965)

' /> Wildcard SSL Certificates

DE ALDEAMENTO A MONUMENTO: TRAJETÓRIA E REPRESENTAÇÃO DO CONJUNTO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO DA ALDEIA DE CARAPICUÍBA COMO PATRIMÔNIO (1940-1965)

AtualizadosFrequentes

save:

DE ALDEAMENTO A MONUMENTO: TRAJETÓRIA E REPRESENTAÇÃO DO CONJUNTO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO DA ALDEIA DE CARAPICUÍBA COMO PATRIMÔNIO (1940-1965)


JAN.
01
HOJE NA HISTóRIA
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\hoje\01-01total.txt
1 de janeiro de 2022, sábado
24/10/2025 02:37:34
  


3 CAPÍTULO - REPRESENTAÇÃO DA ALDEIA NOS JORNAISAo observar a produção editorial sobre Aldeia encontramos, principalmente, três nichos de assuntos que tiveram maior veiculação nas mídias impressas no período que corresponde ao momento posterior de seu tombamento até o término dos trabalhos de restauro. Os assuntos mais publicados faziam referência à carga histórica do local como um antigo aldeamento, relacionando outras figuras históricas em certos momentos; a ideia de um local estático no tempo, como se a materialidade existente ainda estivesse ligada à sua origem no período colonial; e por último, uma das heranças mais presentes no local desde a sua criação: a festa de Santa Cruz.

No primeiro caso abordado, a Aldeia é mostrada como um lugar de valor histórico e a sua relação como potencial turístico. Em 1940, o jornal Correio Paulistano, publicou uma matéria referente ao planejamento do governo federal para a criação de um Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda em São Paulo31 que, de acordo com a publicação, atuaria como um valorizador da cultura e do turismo. No texto, São Paulo é retratado como um estado pobre quando pensado como potencial turístico e histórico:

No entanto, que ha em São Paulo officialmente organizado com o fim de possibilitar e fomentar o turismo? Nada. E é pena. Porque não tem faltado quem nos procure, levando da nossa urbs impressões que muito a recommendam. E, realmente, não possuimos apenas o Butantan. São innumeros os pontos que devem e pódem interessar os excursionistas estrangeiros, como paizagem e como historia. Entre os primeiros ahi estão a Cantareira e o Pico do Jaraguá. Neste, o sr. dr. Adhemar de Barros, interventor Federal em São Paulo, pretende mesmo realizar uma série de empreendimentos notáveis, a altura do valor da paragem, celebre desde os tempos heroicos de Braz Cubas e Affonso Sardinha, que a descobriram e exploraram como jazidas de ouro. Quanto aos sitios evocativos, ahi estão São Miguel, Mboy, com o seu convento e igreja que são uma verdadeira maravilha seiscentista, Carapicuíba, Parnahyba a Casa do padre Albernaz. Ha outros recantos. Todos, porém, exigindo que a mão do homem lhes dê uns retoques, preparando-os condignamente para a apreciação e admiração dos que se interessam pela obra e pelos costumes das velhas gerações” (CORREIO PAULISTANO. 15/09/1940). [p. 40]
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\30628yf.txt



EMERSON


01/01/2022
ANO:338
  testando base


Sobre o Brasilbook.com.br