Cometa "imprevisível" faz NASA acionar protocolo contra ameaças espaciais; entenda - oglobo.globo.com
25 de outubro de 2025, sábado Atualizado em 30/10/2025 12:32:02
•
Por La Nacion - Buenos Aires - A NASA emitiu alertas e ativou seu protocolo de defesa planetária após detectar comportamento considerado “inexplicável” no cometa 31/ATLAS, identificado originalmente pela Rede Internacional de Alerta de Asteroides (IAWN). Segundo a agência espacial, o alerta técnico foi emitido nesta terça-feira (21) por meio do boletim MPEC (2025-U142), do Minor Planet Center de Harvard, levantando preocupação entre cientistas sobre as características incomuns do objeto.
De acordo com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), uma equipe de especialistas realizará um exercício especial de treinamento entre 27 de novembro deste ano e 27 de janeiro de 2026. A iniciativa integra uma série de ações que buscam analisar com mais precisão o comportamento do fenômeno 31/ATLAS e reforçar os protocolos de resposta a possíveis ameaças espaciais.
No comunicado, a agência explicou que “corpos cometários são sistemas estendidos, para os quais as medições geralmente podem ser extraídas de seu centroide de brilho máximo”, o que dificulta cálculos sobre sua posição exata. Por isso, a IAWN alertou que o cometa apresenta “desafios únicos” para prever com segurança sua trajetória nas próximas semanas.
Neste contexto, o Minor Planet Center de Harvard — que opera sob supervisão da União Astronômica Internacional (IAU) e conta com financiamento da NASA — anunciou que, como parte dessa campanha, será realizado um workshop focado em técnicas de astrometria de cometas, visando melhorar a precisão das observações e evitar interpretações equivocadas.
O cometa interestelar que intriga a NASA
O telescópio ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert Survey System), localizado em Río Hurtado, no Chile, e financiado pela NASA, detectou em 1º de julho de 2025 um objeto de origem interestelar com dimensões estimadas entre 20 e 30 quilômetros: o cometa 3I/ATLAS. Segundo o astrônomo Avi Loeb, seu núcleo rochoso pode ter cerca de 5,6 quilômetros de diâmetro e uma massa superior a 33 bilhões de toneladas, tornando-o um dos corpos mais massivos desse tipo já observados.
O objeto foi identificado a mais de 670 milhões de quilômetros do Sol, viajando a uma velocidade de 61 quilômetros por segundo. O Instituto de Astrofísica de Canarias (IAC) colabora atualmente com outros centros internacionais para compreender melhor sua composição, trajetória e as possíveis implicações científicas de sua passagem pelo Sistema Solar.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.