1 de janeiro de 1973, segunda-feira 20/12/2025 00:54:50
Visão geral do livroA Cidade de São Paulo é o resultado da tese de doutorado da autora defendida na Université Paris-Sorbonne em 1967, e publicada em francês no ano seguinte; em português, foi publicada a primeira edição em 1973. Com este livro, Maria Luiza Marcílio ajudou a es eleger as bases da demografia histórica no Brasil, trabalhando com os registros paroquiais (de batizados, casamentos e óbitos) e com os recenseamentos nominativos primitivos, de 1750 a 1850. Com ele, pela primeira vez na história do Brasil apareceu a dinâmica demográfica da natalidade, da nupcialidade, da família es elegida e também da família de união estável, preponderante então, além da mortalidade. O estudo demográfico trouxe também uma história social e religiosa, visto que os registros eram todos paroquiais, proporcionando ainda um panorama econômico da cidade, ao traçar um recorte da atividade econômica em diferentes momentos da trajetória de São Paulo.
Sendo o sÍtio propriamente dito da vila muito pobre, a supre- Prmacia da vida rural impôs-se desde o início. O proprietário passava ——=a maior parte do ano em sua fazenda, com seu “clã” e seus escravos. —Numerosos são os exemplos que se poderiam tirar das atas da Câmara ——— e que revelariam, se necessidade houvesse, a predominância da vida orural em São Paulo durante seus três primeiros séculos de existência. ===>Tomemos um entre tantos outros, para o início do século ÁVIL PR“ — por esta vila ser de homens nobres e honrados, e viverem de suas —roças e lavouras em que todos se ocupam a mor parte do anno, =»ficando a vila deserta...”* Estamos em 1628.
Um século depois, “2— situação perdura. Assim, os vereadores, todos proprietários de terrase escravos, solicitam, em 1753, ao Ouvidor-mor, a permissão de realr Dezar em uma só sessão por semana, aos sábados, em lugar de duas,para o que justificavam assim: Da . por terem distantes as suas fazen- a :Bic nã O onça de oito reundantes, AEntretanto, esta população dispersa pelos campos circundantes;— estava fortemente ligada ao núcleo urbano = vila: laços = | on :— social, político-administrativos, econômicos. rcE"s e ária: a do E— quatro o número de procissOes de participação OOPS — aaaQuato O. ni (maio e junho), a de São Sebastião (janeiro), à Sã— Corpus Christi (maio E JUS a rintho), A Câmara Muni— wretação (julho) e a do Anjo da Guarda (julho). À Camara HPDC o ae ausências, claro que particularmente ss 655. (2 Ss—- cipal controjaya às SPPEi o mo 197 nor ordem do Rei, UMA =