TURISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL: ESTUDO DO CENTRO HISTÓRICO DE ITU – SP
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
O município foi um dos primeiros núcleos urbanos do interior do estado paulista, sendo sua fundação datada de 1610, época em que os bandeirantes estavam a desbravar o estado para “[...] aprisionar índios não somente para utilizálos nos seus trabalhos, mas, principalmente, para vendê-los como mão-de-obra para as capitanias [...]” (SIQUEIRA, 2009, p. 4), diferentemente da história contada nas escolas primárias, sendo no caso, através do rio Tietê, rio que cruza o município estudado.
Em começo do anno 1610 Domingos Fernandes e seu genro Christovam Diniz, deixando a villa de Parnahyba onde residiam com os seus, vão aos campos do Pirapetinguy e no lugar denominado Ytú-guassú, lugar assim denominado porque dahi, partindo da estrada das monções seguia o caminho dos índios que ia ao grande salto do antigo Anhemby, e ahi, no entrocamento desses dous caminhos, levantaram uma capela dedicada a Nossa Senhora da Candelária [...] Foi, portanto a capella fundada por Domingos Fernandes a verdadeira origem da actual cidade de Ytu. (NARDY FILHO, 1999, p. 34 – 35 [Página 35]
Nós temos a pretensão que temos artistas, porque temos Portinari, porque temos Vila- Lobos, ou temos Beethoven. Então isso nos da aparência, o orgulho de que nós temos arte. Nós não temos arte porra nenhuma. Porque tanto Picasso quanto Beethoven pertencem a grupos muito pequenos. Bom, até que agora 1977) os instrumentos de massa estão permitindo que mais outras pessoas se comuniquem com isso. Mas é tudo um código complicado para que um popular chegue a entender isso. Na maior parte das vezes não chega. Ninguém chega a entender.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*