Dicionário da Independência. T1: E13: "Letra M", History Channel. Eduardo Bueno fala sobre a definição de museu nos tempos da independência 0 01/01/2022
Dicionário da Independência. T1: E13: "Letra M", History Channel. Eduardo Bueno fala sobre a definição de museu nos tempos da independência
Atualizado em 21/03/2025 04:43:41
•
•
•
Museu vem do grego "mouseion" que quer dizer templo ou morada das musas, mas as musas todo mundo sabe eram entidades da mitologia grega, filha de Zeus, e de Menemozimi a deusa da memória.
A ideia de criar um palácio monumento para celebrar a independência do Brasil no exato local onde Dom Pedro I havia gritado "Independência ou morte" surgiu logo depois do próprio acontecimento, no entanto, como em tudo no Brasil, o projeto do governo só começou a sair do papel em 1885 quando o imperador já era Dom Pedro II. E como costuma acontecer com as obras públicas até hoje, o processo foi marcado por dúvidas, dívidas, por percalços e por bastante desvio de verba o objetivo inicial era inaugurar a obra em 1888.
Mas com todo esse atraso o império acabou caindo e veio a república. O mais surpreendente é que foram os republicanos paulistas que assumiram a conclusão do museu dando a ele uma função muito mais científica do que histórica tanto é que decidiram transformar o palácio do Ipiranga no museu de História natural. Mas logo em seguida a história voltou a preponderar tanto é que foi justamente ali que por ordem do diretor Afonso Taunay se inventou o mito dos Bandeirantes esses supostos desbravadores do Brasil que na verdade não passaram de caçadores de índios. Em 1963 o palácio foi integrado a USP e seu nome passou a ser museu Paulista da Universidade de São Paulo mas felizmente todo mundo ainda o chama de museu do Ipiranga. Para o bicentenário da independência ele passou por uma grande reforma digna da sua grandiosidade. Agora só falta sanear o rio que passa bem ali na frente.
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.