Vereador, senhor de engenho da Bahia, nascido em Portugal em c. 1540 e morto em 1591. Escreveu dois manuscritos que seriam publicados no século XIX sob o título Tratado Descriptivo do Brasil. Também escreveu uns Capítulos contra os jesuitas. Estava en Madri em 1587 onde ofreceu as obras a Cristovão de Moura.Na introdução à edição da obra Varnhagen afirma: Era Gabriel Soares nascido em Portugal, talvez na própria cidade de Lisboa, onde tinha duas irmãs. Em 1567, passava à Monomotapa, acompanhando a Francisco Barreto, quando, arribando á Bahia, preferiu ficar n´esta cidade, onde foi medrando; chegando a fazerse até senhor de um grande-engenho de assucar no rio Jequiriçá. Por morte de seu irmão João Coelho, de quem já tratamos, herdeiro do seu itinerário do descobrimento de varias minas nos sertões, resolveu passar á Europa, a requerer concessões e privilégios; mas houve tal dilação no despacho de seus requerimentos, que tendo partido dâ Bahia em fins de Agosto de 1584, só depois de meados de Dezembro de 1590 foi despachado. N´esse intervalo, talvez com objecto de recomendar-se. ofereceu, no 1.° de Março de 1587, a D. Christovão de Moura, estadista influente no governo, o precioso escripto a cerca do Brasil de que já demos noticia. As concessões obtidas pelo mesmo Soares reduziram- se: A uma carta regia ao governador do Brasil, afim de que fossem postos ás suas ordens duzentos Índios frecheiros; e a mais oito alvarás, todos da mesma data dispondo: Que o mesmo Gabriel Soares de Sousa, " capitão, mór e governador da conquista e descobrimento do Rio de S. Francisco, " teria o direito de nomear, por seu falecimento, um sucessor que gozaria dos mesmos títulos e poder. Em ter faculdade de prover todos os oficios da justiça e da fazenda no seu districto. Ver o resto da transcripçao na referência bibliográfica: Tratado Descriptivo do Brasil.
AGS, Archivo General de Simancas, Secretarías Provinciales, Libro 1466, fol. 288, 1 de abril de 1591: Alvará de Felipe II concediendo privilegios a Gabriel Soares de Sousa.BN, Biblioteca Nacional de España (Madrid). Ms. 3007, Roteiro geral con largas informações de toda a costa que pertence ao estado do Brasil e a descrição de muitos lugares dele, especialmente da Baía de Todos os Santos por Gabriel Soares de Souza
ANTT, As Gavetas da Torre do Tombo, Proclamação oficial de D. Filipe II, em 19 de maio de 1582, , vol. III, n. 2618, p. 56-57. ANTT, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Pernambuco, Corpo Cronológico, parte I, maço 31, doc. 48, 10 de agosto de 1584, Pernambuco, Minuta de uma carta de Cristovão de Barros com notícias do Rio de Janeiro.