Dr. Olivério José do Pilar; Dr. Ubaldino do Amaram Fontoura; Luiz Matheus Maylasky; Cel. Bento Manoel de Almeida Paes; José Leite Penteado; Francisco Gonçalves de Oliveira Machado [1]Do mesmo modo da ITUANA, surgiu a SOROCABANA a partir de movimentação de fazendeiros de Sorocaba e redondezas, encabeçado pelo polonês Luís Mateus Maylasky, radicado em Sorocaba. Roberto Dias Batista, Francisco Ferreira Leão, Vicente Eufrásio da Silva Abreu, António Lopes de Oliveira, Firmo de Melo, Ubaldino do Amaral, António Joaquim da Rosa e José Teixeira Cavalheiro foram seus diretores.
A mesma lei provincial n.34 autorizou a implantação da estrada [1870], partindo de Itú onde faria conexão com a Itú–Jundiaí, e através da lei provincial n.33 [1871] obteve as mesmas vantagens de outras estradas implantadas. Visando antes a cultura e comércio do açúcar e do algodão logo voltou-se para as atividades do café. [2]
Nós temos a pretensão que temos artistas, porque temos Portinari, porque temos Vila- Lobos, ou temos Beethoven. Então isso nos da aparência, o orgulho de que nós temos arte. Nós não temos arte porra nenhuma. Porque tanto Picasso quanto Beethoven pertencem a grupos muito pequenos. Bom, até que agora 1977) os instrumentos de massa estão permitindo que mais outras pessoas se comuniquem com isso. Mas é tudo um código complicado para que um popular chegue a entender isso. Na maior parte das vezes não chega. Ninguém chega a entender.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*