Uma América em São Paulo: a Maçonaria e o Partido Republicano Paulista (1868 – 1889)
2011 Atualizado em 20/05/2025 01:42:27
•
•
atividades produtivas da região. A transformação econômica em Sorocaba, observada apartir da década de 1860, foi de um novo ciclo baseado no plantio de algodão e maistarde no processo de industrialização, substituindo a tradicional atividade tropeira daregião.412
Silva observou que este foi um período em que foram construídasestrategicamente relações de poder em um espaço social marcado por novas idéiaspolíticas, religiosas e educacionais. Em meio a esse contexto de mudanças houve afundação de uma nova loja maçônica filiada ao Oriente dos Beneditinos e relacionadaaos maçons da Loja América413, transformando-se em uma das difusoras dos ideaisrepublicanos na região. Assim, em 31 de julho de 1869, um grupo de 24 maçons,liderados por Luiz Matheus Maylasky, decidiu fundar a Loja Perseverança 3ª.
Dos 24 maçons que saíram da Loja Constância, de Sorocaba, para formar a Perseverança III, 2 eramadvogados, 12 eram comerciantes, 2 funcionários públicos, 3 militares, 1 dentista, 3 não tiveramocupação definida. Praticamente todos eram grau 3. Muitos foram iniciados no mesmo período, o quecontribui para criar um vínculo entre eles. SILVA, Ivanilson Bezerra da. Op cit., p.40. Eram eles:
Os maçons que fundaram a Loja Perseverança 3ª eram membros da LojaConstância, que havia sido fundada em 1847, e que pertencia ao Oriente do Lavradio. Éprovável que, esperando obter maior espaço político e econômico, alguns maçonstenham decidido deixar esta loja e fundar uma nova associada ao grupo dosBeneditinos, estabelecendo certa rivalidade entre elas. As três figuras que representavamos anseios do grupo de maçons da nova Loja Perseverança 3ª, eram Luiz MatheusMaylasky, Ubaldino do Amaral415 - ambos riscados do quadro de membros da Loja [p. 126]
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.