Noticía o Ypanema, de Sorocaba, de 25: "No dia 20 do corrente, no bairro do Itavuvu, sítio do sr. Francisco Vieira de Pontes, foi mordido na mão por uma cobra cascavel, na ocasião em que se abaixava para apanhar um pedaço de pau, o moço, José Vieira de Oliveira, de dezoito anos de idade, solteiro, falecendo doze horas depois, apesar de prontamente socorrido. 0 20/12/1878
Noticía o Ypanema, de Sorocaba, de 25: "No dia 20 do corrente, no bairro do Itavuvu, sítio do sr. Francisco Vieira de Pontes, foi mordido na mão por uma cobra cascavel, na ocasião em que se abaixava para apanhar um pedaço de pau, o moço, José Vieira de Oliveira, de dezoito anos de idade, solteiro, falecendo doze horas depois, apesar de prontamente socorrido.
Duas vezes a morte hei sofrido. Pois morre o pai com o filho morto. Para tamanha dor, não há conforto. Diliu-se em prantos o coração partido. Para que ninguém ouça o meu gemido, encerro-me na sombra do meu horto. Entregue ao pranto ao sofrer absurdo. Querendo ver se vejo o bem perdido! Brota a saudade onde a esperança finda. Sinto na alma ecoar dores de sinos! Só a resignação me resta ainda.
Morte segundo filho Data: Fonte: “Adeus meu menino”, a "Tears In Heaven" imperial