Revolta a Chibata, um dias após a posse do Presidente
Atualizado em 25/02/2025 04:39:18
• Imagens (2)
• Fontes (2)
•
•
•
Um oficial do Minas Gerais decide punir um marinheiro chamado Marcelino Menezes com duzentas e cinquenta chibatadas. Ele havia sido visto, por um cabo, entrando no Navio com duas garrafas de cachaça.
E assim foi feito. Como de costume ao rufar de tambores.A Marinha, ainda chamada de Armada, mantinha os resquícios da Monarquia, talvez pelo fato de o Brasil ter sido descoberto "pelo mar", ainda mantinha escravos.
Todos os oficiais eram brancos.Os negros eram submitidis a catisgos como os escravos recebiam décadas atrás.De fato havia muita indisciplina. Os incontentes haviam sido levados a força, e colocados a servir a marinha em condições escravagistas.
Marcelino Menezes Data: 01/01/1910 Revolta da Chibata
[3598] A Revolta da Chibata 22/11/2017 [4019] Filho de João Cândido, o Almirante Negro, pede justiça pela memória do pai. Por Marília Monitchele, em veja.abril.com.br 10/11/2023
Nenhum de nós escolhe o nosso fim, na verdade. Um rei pode induzir um homem, um pai pode assumir um filho, mas lembre-se disto, mesmo que aqueles que o induzirem forem reis ou homens de poder, sua alma pertencerá apenas a você. Quando estiver perante Deus não poderá dizer mas outros ‘me disseram para fazer isto‘ ou que a virtude não era conveniente no momento não será suficiente.