Doutor João, ferido e feito prisioneiro na Guerra do Paraguai
1875 Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
Um dos professores do Colégio Lageado era João Pinto Borba, era chamado de “doutor João”, era cego. Era muito querido, por ser muito alegre e que fora voluntário na guerra do Paraguai e que durante uma batalha perdera a visão, feito prisioneiro, conseguira escapar e depois de uma incrível jornada chegara Campo Largo de Sorocaba.
Um personagem que não se tem um único registro e nem se sabe se esse era o seu verdadeiro nome. Recitava longos versos em rima e além de citar preceitos filosóficos sobre o homem e sua natureza.
Segundo ainda um relato de Carlos George Oeterer em 1986, João Pinto Borba, o “doutor das almas” divertia tropeiros no Araçoiabinha. Não há nenhum vestígio mais dele. Desapareceu!
Palestras maçônicas: realizadas no Palácio do Grande Oriente Luzitano Unido Data: 01/01/1913 01/01/1913
ID: 12498
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.