Promulgada a lei Eusébio de Queirós provendo ao governo brasileiro autoridade ampla para combater o tráfico ilegal de escravizados 4 de setembro de 1850, quarta-feira ver ano
1850 — Lei estabelecendo medidas para a repressão do tráfico deafricanos. Eusébio de Queiroz era ministro da Justiça e, executandoinflexivelmente a lei contra os poderosos contrabandistas, pôs termo aesse vergonhoso comércio.