O secretário da Câmara, Elias Leme de Oliveira César, deu sumiço na ata de 17 de maio, rasgando-a, isto é, separando-a do livro, com o que salvou muitos dos que assinaram.
Não houve juri em Sorocaba como em São Paulo e Ouro Prêto, para os prisioneiros.
Porque os civis se esconderam, e os militares, Tobias e Galvão não estavam sujeitos ao juri, que os absolveriam.
A Câmara revoltosa teve de abandonar os cargos aos suplentes conservadores que, por sua véz, derrubaram os empregados liberais.
Serafim Antônio dos Santos, tio-avô do falecido interventor Fernando Costa, tornou-se o diretor das obras da ponte, iniciada com auxílio de Tobias e planta do sargento-mor João Bloem, substituindo a do empreiteiro Manuel da Costa Santos.
Nós temos a pretensão que temos artistas, porque temos Portinari, porque temos Vila- Lobos, ou temos Beethoven. Então isso nos da aparência, o orgulho de que nós temos arte. Nós não temos arte porra nenhuma. Porque tanto Picasso quanto Beethoven pertencem a grupos muito pequenos. Bom, até que agora 1977) os instrumentos de massa estão permitindo que mais outras pessoas se comuniquem com isso. Mas é tudo um código complicado para que um popular chegue a entender isso. Na maior parte das vezes não chega. Ninguém chega a entender.
Data: 01/11/1977 Fonte: José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*