No retorno de João Antunes Cabral Camelo ocorre uma emboscada
6 de junho de 1730, terça-feira Atualizado em 11/09/2025 00:14:28
• Imagens (1)
• Fontes (2)
•
•
•
No retorno ocorre a trágica emboscada dos índios Paiaguás, onde morre, entre outros, o Ouvidor-Real Antônio Lanhas Peixoto. Este episódio vai dar a guerra de extermínio dos índios Paiaguás, na qual a família Maciel tanto se empenhou.
A atitude de vingança da família Maciel contra os índios foi levada ao extremo. Um de seus filhos adolescentes morreu em combate. Ele já voltava em 1730 com o ouvidor Antonio Álvares Lanhas Peixoto. A 6 de junho foram atacados no rio Paraguai pelos paiguás, em 50 canoas. O ouvidor foi morto. Os índios levaram o ouro dos quintos a trocar por bugigangas em Assunção. Cabral Camelo escapou e
1ª fonte
Data: 1965
“Memória Histórica de Sorocaba” II. Luís Castanho de Almeida (1904-1981)
Lembre-se apenas que a expedição de Lanhas Peixoto (por ex.) composta de 24 canoas, foi destroçada pelos índios canoeiros; e que estes índios canoeiros - sabe-se agora - "nada mais eram do que descendentes dos carijós do séquito de Anhanguera." Caracterizam essa conquista os grandes destroços, perdições de canoas por falta de pilotos práticos. [31772]
Memória Histórica de Sorocaba II Data: 01/01/1970 Créditos/Fonte: Aluísio de Almeida Página 87
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.