'José Bonifácio foi reintegrado em seu posto - 30/10/1822 Wildcard SSL Certificates
1818
1819
1820
1821
1822
1823
1824
1825
1826
Registros ()Cidades (52)Pessoas (60)Temas (56)


José Bonifácio foi reintegrado em seu posto
    30 de outubro de 1822, quarta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


1822 — Atendendo às representações que lhe foram dirigidaspelos procuradores gerais das províncias (menos Ledo), por milharesde cidadãos do Rio de Janeiro e por vários comandantes e oficiais doscorpos da guarnição, o imperador reintegrou nos cargos de ministro doImpério e da Justiça o conselheiro José Bonifácio e Martim Francisco,cujas demissões havia aceitado no dia 28 (ver esta data). Ledo, entãochefe do Partido Liberal fluminense, ocultou-se em São Gonçalo. Suavida correu perigo nos dias 29 e 30. Capangas armados proferiram gritosde morte contra ele, e um cônego Tomás José de Aquino não duvidoudeclarar, na devassa a que se procedeu, que “ele testemunha (28 deoutubro), pondo-se de pé, e em altas vozes, gritou que, se era necessáriopara a salvação de sua pátria e dos seus concidadãos a morte de Ledo,ele testemunha naquele mesmo instante lhe ia romper as entranhas, umavez que lhe perdoassem o assassinato”.José Joaquim da Rocha iniciou um movimento pela volta dos Andradas ao poder, com intenso trabalho de propaganda, sessões tumultuosas no Senado da Câmara, manifestações populares - e José Bonifácio voltou, sendo reintegrado em seu posto por decreto de 30 de outubro de 1822.

É de todo necessário que se ponha em segurança o sobredito reuJoaquim Gonçalves Lêdo, mesmo que para isso se use violências ougastos extraordinários ou se contrate representantes estrangeiros,protetores de republicanos e carbonários. E Vossa Majestade fará opossível, se for preciso, para o apanhar de qualquer forma. Disso daráconhecimento aos seus auxiliares, sendo que gratificará quem odescobrir, pagando-se um conto de réis, se for homem livre, ou a cartade alforria, se for escravo. Texto: site da Grande Loja do Rio Grande doSul. (http://www.glojars.org.br/institucional/historia_brasileira.htm).





OII!

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.