'10 - -01/02/1609

Lido o testamento de Belchior Dias Carneiro, supõe-se, já falecido durante a última bandeira

' /> Wildcard SSL Certificates

Lido o testamento de Belchior Dias Carneiro, supõe-se, já falecido durante a última bandeira

AtualizadosFrequentes

save:

Lido o testamento de Belchior Dias Carneiro, supõe-se, já falecido durante a última bandeira


FEV.
01
HOJE NA HISTóRIA
168
fevereiro de 1609, domingo
23/10/2025 15:41:05
•  Imagens (3)
  
  


No mês de março -dêsse· t) 1607, notava-se que a atividade. U irrequieta da gente de São Paulo.. tt recrudecia, com Belchior Dias .·:i e . ~. l: ~ arne1 ro, que então fazia o seu·. --~ testamento ("Inventários e Tes-:::. fj tamentos", vol II. pág. 114).f ~ ~ Sabemos isso porque vimos um·. ~ ~ documento, datado de fevereiro ,! ~ de 1609, no qual se diz que, êle· 2; estava arregimentando cêrca de,lô... :!(4-7·A) Parece que Diogo de Quadros nlo tinha parentesco algum com Bernardo· · ~ S de Quadros Iniciador em S. Paulo da estirpe tratada 1cnealógicamcnte por Silva Leme. Meio século de bandeirismo 89"corenta 9u cincoenta homens branquos com os quaesforão mta. parte dos índios desta vila e gastarão ládous anos, e não são chegados ainda e os que chega-·rão trouxerão mto. gentio ... e aqu estava hu mãdadodo capitão gaspar conqrº que luogo se aprezentou emque manda toda a jente da jornada trazida comformeprovisão de sua magestade por belchior carº _do ser-!ão ... ", vol. II, pág. 235), (4S).Essa empreitada de caça aos índios foi para os"bllreiros", conforme se vê do seu inventário ("Inventários e Testamentos", vol. II, págs. 196 e 197), que,no rói de dívidas do finado, tem os seguintes trechos elucidativos:

"Mais a meu sobrinho Domingos Fernandes, um capote de crize azul para dar ao , principal dos BILREIROS".

E adiante:

" ... e mais um facão para lhe comprar uma peça dos BILREIROS, a qual peça elle tem em seu poderpornome Guagaróba". \: Eis, pois, a convicção de que Belchior Carneiro,em 1607, demandou os bilreiros.

Entre os companheiros de Belchior, conseguf identificar os seguintes. cap. Belchior Carneiro ( cabo datropa), Antônio Raposo-o-Velho (imediato), João Moreira, Manuel Ribeiro Boito, Pascoal Delgado, Manuel Rodrigues, Mateus Luiz Grou, Luiz Eanes Grou,Matias Gomes, Manuel Requeixo, Estêvão Raposo, Domingos Barbosa, Miguel Gonçalves, Jerônimo Gonçalves e Lourenço Cabreira:(48) A bandeira de Belchior esteve 21 meses, ou 630 dias, fora do povoado. Andando na razão de 3 qullõrnetrot por dia, temos que eladeveria ter ido a J .890 qutlõmetros, longe de S. Paulo, o que abranelao Oualr6, contando o percurso Ida e volta. \.90 Alfredo Ellis JuniorO falecimentq ~e Belchior deu-se em Junho de1608, tendo assumido o comando da expedição Antônio Raposo-o-Velho, chefe da estirpe !1umerosa dosRaposo Bocarro, - que Silva Leme anah_sa no,,vol. IIIde sua monumental "Genealogia Pauh~tana , - omesmo que, em 1601 , fôra armado cava~crro _POr DomFrancisco de Sousa e que aportara a Sao Vicente em1583, na armada de Flõres de Valdez (49), (40) A respeito dbse povoa.dor, nslm se expressa Carvalho Fran- co, Joc. clt., pjg, 27 : 1 "Antônia Ra1w,10 fn/ um dn& mal.~ prt1/an1t,1 cnmp,!n ,,tro& dt! Dom Francl.,co de Snu. ao Brasil na armada dt Diogo F/6rcs de Valder, sendo deixado em Santns, afim de .•ervlr no forte da barra. "Casou-se cnm D. Isabel de Gols, e q11ando D. Francisco chtfl0U a S60 Paulo, acompanhntt-o " a srrra dr Blrarna/Ja r Cahatlva e B/luruna,com stta pr.,sna e escravo., e depois dl$/o me acompanhou ds minas de011ro de /arag11d e depois dl.•to tendo eu aviso que na barra desta Capitania andavam al,:!uns Inimigo,• corsarlns e Indo eu de socorro ao porto e vllla de Snnt
transcricao

"Casou-se com D. Isabel de Gois, e quando D. Francisco chegou a São Paulo, acompanhou-o a serra de Biraçoiaba e Cahativa e Bituruna, com sua pessoa e escravos e depois disto tendo sido avisado que na barra desta capitania andavam alguns inimigos corsarios e indo eu de socorro ao porto e vila de Santos me acompanhou sempre com sua pessoa e armas e escravos e tornando eu outra vez de socorro a tomar uma urca holandesa que no dito porto estava, me acompanhou sempre na dita tomada e, outrosim quando voltei terceira vez a fortificar o porto e a vila de Santos entre esta e outras vezes me acompanhou até eu tornar a esta vila de São Paulo.



len:8199
20-12/01/2024 19:05:13
EMERSON


01/02/1609
ANO:99
  testando base


Sobre o Brasilbook.com.br