'Governo solicita que Lourenço Leme da Silva e João Leme da Silva, que compareçam a sua presença, devido à descoberta de ouro 0 27/01/1723 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1719
1720
1721
1722
1723
1724
1725
1726
1727
Registros (27)Cidades (14)Pessoas (19)Temas (36)


Governo solicita que Lourenço Leme da Silva e João Leme da Silva, que compareçam a sua presença, devido à descoberta de ouro
    27 de janeiro de 1723, quarta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Convidou-os Rodrigo César de Meneses a se apresentarem, em palácio, o que recusaram, quiçá receosos das conseqüências dos crimesou desejosos de não terem contato com o Delegado Régio.

Empregou este todos os esforços para que viessem à sua presença multiphcando convites, ordens, rogos. E para os tranqüilizar expediu carta de seguro, redigida com todas as fórmulas da garantia pessoal a 27 de janeiro de 1723.

Percebera Sebastião Fernandes quanto os Lemes seriam formidávelpresa cujos despojos lhe fariam imenso avultar a fortuna. Assim interveio.Atenderam os dois irmãos ao convite do governador, hóspedes deSebastião, que os encheu de obséquios. Deslumbraram o hospedeirocom a generosidade rude de homens, que distribuíam o ouro fácil doCuiabá com a indiferença dos nababos.Recebera-os Rodrigo César "entre poderoso e paternal; um mistode reserva e afabilidade, rodeando-os, entretanto, de atenções" escreveW. Luís.38 "Indagou novas das minas recém-descobertas, elogiou os paulistase quiçá até os próprios Lemes. Paternalmente deve ter aludido ao seupassado tôrvo. Sermoneando-os deu a entender que êle o esquecia eSua Majestade os perdoaria atendendo ao valor de tais vassalos. Incidente e ligeiramente aludiu à sua qualidade de Capitão-General Governador, às forças de que dispunha, ao poderio do irmão, Vice-Reido Brasil. Chegou mesmo a mentir, dando a entender que podia puxarum terço da infantaria do Rio de Janeiro; e acabou prometendo-lheshábitos militares, honras, foros de fidalgo e assegurando-lhes todo oseu valimento para obtenção dessas mercês, mais que justas e às quaistinham incontestável direito".t Afirmavam os Lemes que outra coisa não os movia senão o realserviço, e saíram encantados dessa entrevista, crentes na amizade dei Rodrigo César de Meneses.Entregaram, depois, avultada soma a Sebastião Fernandes, parai que lhes comprasse negros, e tudo de quanto ainda necessitavam.Recolheram-se depois a Itu, certos de que podiam confiar completamente na palavra do generoso hospedeiro.Destas relações enganadoramente amistosas provieram as nomeaçõesi de provedor dos quintos e sargento-mor das minas de que Lourençoe João Leme se viram alvo







Memória Histórica de Sorocaba II
Data: 01/01/1970
Créditos/Fonte: Aluísio de Almeida
Página 79


ID: 6184


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.