'10 - -09/06/1929

Instalação da “Escola Profissional Secundária Mista de Sorocaba”

' /> Wildcard SSL Certificates

Instalação da “Escola Profissional Secundária Mista de Sorocaba”

AtualizadosFrequentes

save:

Instalação da “Escola Profissional Secundária Mista de Sorocaba”


JUN.
09
HOJE NA;HISTóRIA
53
9 de junho de 1929, domingo
13/02/2025 06:42:31
•  Imagens (9)
  


A “Fernando Prestes” foi criada pela Lei 1860, de 30.12.1921 e instalada em 09 de junho de 1929, com a denominação de “Escola Profissional Secundária Mista de Sorocaba”, atualmente Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”.

Teve como primeiros cursos implantados os de artes domésticas, corte e confecção, bordado flores e chapéus, tornearia, entalhe em madeira, marcenaria, fundição, serralheria e em regime de cooperação com a Estrada de Ferro Sorocabana o curso ferroviário.

Em 1931 passa a ser denominada Escola Profissional Mista Cel. Fernando Prestes. Ao longo dos anos muitas reformulações aconteceram em função das legislações e de mudanças de prédios.

E em 1948 era feita a mudança para o amplo prédio agora próprio, e bem conhecido em nossos dias, à Av. Pereira Inácio”, atualmente onde está localizada a Escola Técnica Estadual “Rubens de Faria e Souza”, oriunda de reformulações, tendo como origem a Escola “Fernando Prestes”.

No final da década de sessenta é desalojada de seu prédio próprio para dar lugar ao Colégio Técnico Industrial Prof. Rubens de Faria e Souza, com cursos técnicos de 2º grau e passa a funcionar como Ginásio Industrial “Fernando Prestes” no atual campus Seminário da Universidade de Sorocaba – UNISO.

Novas mudanças aconteceriam, passando a ser a partir de 1982, em novo prédio, o atual, à Rua Natal, 340, Jardim Paulistano, o Centro Estadual Interescolar “Fernando Prestes”.

Uma experiência que não deu certo, pelo menos em Sorocaba. O Centro Interescolar era uma escola de pré-profissionalização que oferecia cursos para os alunos da rede pública e privada que cursavam o ensino de 1º e 2º graus e vinham ali em horário diferentes dos seus cursos regulares para ter uma iniciação para o trabalho.

No caso do “Fernando Prestes” também funcionavam os cursos de 1º grau e os cursos técnicos de 2º grau.

Outra importante mudança que ocorre em 1982, o Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” assume os cursos de técnicos de 2º grau da escola, deixando o 1º grau subordinado à secretaria de Educação e a escola passa a ser denominar Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”.

A partir de 2006 o Centro Paula Souza altera a sigla de todas as escolas técnicas para “ETec” e assim a escola passa-se a chamar ETec Fernando Prestes.



SQL:select * from curiosidades where relacionamentos like '%.a23/10/2023 01:05:53.%' order by data desc
EMERSON


09/06/1929
ANO:83
  testando base


Sobre o Brasilbook.com.br