'Foi feito um pronunciamento das autoridades, buscando “esclarecer” os fatos 0 31/03/1973 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1969
1970
1971
1972
1973
1974
1975
1976
1977
Registros (93)Cidades (20)Pessoas (37)Temas (64)


Foi feito um pronunciamento das autoridades, buscando “esclarecer” os fatos
    31 de março de 1973, sábado
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


Para o caso de Alexandre, a versão que prevaleceu diante das duas históriascontraditórias foi a de atropelamento. Isso porque no dia 31 de março de 1973 foi feitoum pronunciamento das autoridades, buscando “esclarecer” os fatos. Neste dia, oSecretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o general Sérvulo da MottaLima, em resposta a uma solicitação de informação por parte do reitor da USP,professor Miguel Reale, redigiu uma nota oficial na qual explica as circunstâncias doatropelamento do estudante ocorrida em uma rua muito movimentada no bairro doBrás15. A nota também tinha por objetivo tentar controlar a agitação no meio estudantilcausada após a morte de Alexandre, principalmente na USP, que havia decretado oluto na universidade. O general, além de informar sobre as circunstâncias da morte, escreveutambém sobre o seu sepultamento, justificando a rapidez com que o corpo foienterrado.12 Aldo Vannucchi, op. cit., p. 38.13 Mariana Joffily, op. cit., p.272. Outra importante leitura sobre o assunto é o relatório da CNV.Volume 1. Parte III. Capítulo 11. Execuções e mortes decorrentes de tortura, 2014.Disponível em < http://www.cnv.gov.br/>. Acesso em 30/04/2015.14 Relatório da CNV. Volume 1. Parte III. Capítulo 9. Tortura. 2014, p.294.15 A nota oficial foi reproduzida no livro de Aldo Vannucchi, p.39. 6Após o prazo de 24 horas decorridas a contar de sua morte, nãotendo sido o corpo reclamado, foi enterrado. Tal praxe, utilizadaquando se trata de terroristas mortos, prende-se ao antecedente, jáhavido no Recife, onde terroristas da mesma organização realizaramuma ação no IML, visando a resgatar um corpo para posteriorexploração do fato16.






  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.